quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como escrever uma boa redação no ENEM

A prova de redação do ENEM busca avaliar se o candidato desenvolve cinco competências básicas. São elas:

I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Por essa razão, a proposta de redação ENEM solicita que os estudantes escrevam um texto dissertativo-argumentativo, obedecendo as normas da língua escrita culta, para emitir opinião sobre um determinado tema e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, sem desrespeitar ou ferir os direitos humanos. 

O candidato deverá, então, escrever um texto dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Para isso, sugerimos que, antes mesmo de elaborar o rascunho da redação, o estudante elabore o planejamento do texto, conforme a seguinte estrutura:

1º parágrafo (introdução): Apresentar a tese (opinião, declaração sobre o tema proposto), de modo afirmativo, claro e bem definido, sem fazer referências a quaisquer razões ou provas.

2º parágrafo (desenvolvimento): Desenvolver um argumento (ideia secundária), para sustentar a ideia central (tese) apresentada no primeiro parágrafo.  O argumento pode ser desenvolvido por meio da análise/explicitação da verdade da proposição feita no primeiro parágrafo. Para isso, o estudante pode recorrer a fatos, exemplos, citações, testemunhos, dados estatíticos etc.

3º parágrafo (desenvolvimento): Desenvolver outro argumento, que, em sintonia com o anterior, ajude a convencer o leitor sobre a coerência da ideia apresentada na introdução. ATENÇÃO: Para garantir o princípio da não-contradição (uma metarregra da coerência textual), os argumentos não podem ser contraditórios.

4º parágrafo (desenvolvimento): É hora de exemplificar a discussão. Neste ponto, o estudante pode, por indução, apresentar um exemplo notório (auferido por meio de reportagens, dados estatíticos, textos literários etc.) para ilustrar a discussão desenvolvida no texto. Esse exemplo deve ser comentado, gerando o início de uma proposta de intervenção, que será desenvolvida no último parágrafo.

5º parágrafo (conclusão): É preciso desenvolver uma proposta de intervenção (apresentar uma solução) para o problema abordado. Além disso, convém que o aluno ratifique a tese apresentada na introdução.

Geralmente, o planejamento ajuda o estudante a desenvolver textos coerentes, pois possibilita-lhe organizar as ideias, estruturando-as numa sequência (introdução, desenvolvimento e conclusão) que garanta a progressão temática. 

Para assegurar a construção de um bom texto, além de aspectos relacionados à estruturação textual, à linguagem e à progressão temática, recomendamos que:

- cada parágrafo do texto possua entre 4 e 6 linhas;
- seja utilizada letra legível;
- cada parágrafo seja iniciado com afastamento da margem e letra maiúscula;
- sejam evitadas rasuras (Se errar, o estudante deve apenas passar um traço sobre a palavra. Ex.: caza casa.).

MAIS UM POUCO DE ATENÇÃO: A estrutura apontada acima é apenas uma sugestão, pois existem outras maneiras de escrever um texto dissertativo-argumentativo. A seguir, disponibilizo uma redação produzida por um ex-aluno (2010) do campus Senhor do Bonfim, que, embora divirja um pouco da estrutura que sugerimos, pode ser considerada um bom texto. Atualmente, o autor dessa redação é aluno de uma Universidade Federal, feito conseguido, inclusive, devido à capacidade de escrever bons textos.

Pesquisar pra quê?

            “Não são as repostas que movem o mundo. São as perguntas!”. Constantemente ouvimos esta frase, por intermédio dos meios de comunicação de massa, e, na maioria das vezes, a repetimos, sem percebermos a veracidade que estas palavras transmitem.
            Se fizermos um estudo histórico, notaremos que os grandes cientistas tornaram-se célebres devido às pesquisas que realizaram em suas épocas. Entretanto, nem sempre nos damos conta de que as repostas encontradas por eles só existem devido à elaboração de inúmeros questionamentos e à formulação de hipóteses a fim de encontrar soluções para os problemas que os inquietavam.
            Através da proposição de questionamentos e da definição de métodos para encontrar as respostas, é que se chega a conclusões que podem contribuir com as diferentes áreas do conhecimento. Daí a importância da pesquisa científica.
            No entanto, a maioria dos estudantes têm se preocupado apenas com os conhecimentos adquiridos em sala de aula e acabam julgando a pesquisa de forma preconceituosa, concebendo-a como atividade de quem não tem o que fazer.
            Assim, esquecem-se de que, a partir da prática da pesquisa, inúmeros conhecimentos são adquiridos, sem falar no desenvolvimento do intelecto, pois, para pesquisar, é preciso conhecer a área na qual a hipótese foi elaborada.
            Num mundo em constante ameaça de destruição, devido às ações insensatas dos seres humanos, que esgotam os recursos naturais em busca de desenvolvimento econômico a qualquer preço, a pesquisa científica pode fazer surgir – e ela já tem feito isso – novas formas de geração de riqueza sem agredir o meio ambiente.
Portanto, pesquisar é preciso, pois só não faz pesquisa quem não tem amor pelo saber. Para esses, basta reproduzir o que já está feito, basta continuar a exploração do planeta sem se preocupar com a sua sustentabilidade.
           
PEREIRA, Wagner. Provisório Federal, edição 4,
ano 1, 17 de agosto de 2010, p.2. (com modificações)


NOVAMENTE, É PRECISO ATENÇÃO: Recomendo a leitura de redações bem-avaliadas, para que você possa se familiarizar com a estrutura e a linguagem do texto dissertativo-argumentativo. Para começar, sugiro as 29 (vinte e nove) melhores redações do vestibular mais concorrido do país (FUVEST 2012). Elas podem ser lidas através do seguinte link:

http://www.fuvest.br/vest2012/bestred/bestred.html


BOAS LEITURAS!

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