quinta-feira, 31 de maio de 2012

Coesão e coerência

Para escrever bons textos, duas propriedades são fundamentais: a coesão e a coerência.

"Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata, então, a coesão textual? Da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes." (Noely Landarin)

"O  texto   somente   se   tornará   coerente   quando   interlocutor   possui conhecimentos que permitam a compreensão da mensagem.  Porém,  também não dá para afirmar  que qualquer  conjunto de palavras seja um  texto.  Para que uma seqüência   de   palavras   seja   admitida   como   texto   é   preciso   que   respeite   certa linearidade combinatória, proporcionada pela relação existente entre os constituintes textuais." (Hilda Morais do Paraizo Ribeiro)

Por isso, todo estudante que pretende escrever uma boa redação no ENEM deve entender um pouco desses dois critérios de textualidade. Então, vamos à leitura do material disponível através do link a seguir. Depois, enviem suas dúvidas ou comentários, que, dentro do possível, tentarei respondê-los.

http://www.aprimora.educacional.com.br/Aprimora/roteirosPor/por28.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, o seu comentário é bem-vindo neste blogue, desde que respeite os direitos humanos e expresse opiniões acerca dos textos aqui publicados.

ATENÇÃO: A responsabilidade pela autoria dos comentários é do usuário que executa a postagem, e não do administrador deste blogue.